investigação

CTG de São Sepé é alvo de comentários de cunho racista na internet

A Polícia Civil de São Sepé está investigando um caso de injúria racial que teria acontecido contra um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) do município na semana passada. Conforme o registro de ocorrência feito na Delegacia de Polícia, uma das integrantes da invernada do CTG Ronda Crioula, uma adolescente de 13 anos, recebeu mensagens ofensivas em um aplicativo de perguntas anônimas. 

Adolescente morre após ser atropelado em Santa Maria

Em uma das perguntas, uma pessoa pergunta: "teu CTG já trocou de indumentária ou vai seguir igual uns negros nojentos?". Imediatamente, a adolescente comunicou o fato para a patronagem do CTG, que procurou a polícia. 

A patroa do CTG, Maristela dos Santos, conta que esta foi a segunda vez em um período de cerca de seis meses que a entidade tradicionalista passou pela mesma situação. Em novembro do ano passado, durante a transmissão, ao vivo, pela internet, do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que foi realizado em Santa Cruz do Sul, o CTG também foi alvo de ofensas de cunho racial nos comentários. O conteúdo foi nos comentários do canal do Youtube onde foi feita a transmissão do concurso. Representantes do CTG registraram ocorrência na Polícia Civil também nesse casp, mas nenhum suspeito foi localizado.

- O nosso CTG foi fundado por negros e a invernada é predominantemente negra, mas isso não quer dizer que a gente não esteja aberto a toda a comunidade que deseja fazer parte do nosso grupo. Inclusive, ontem, participamos de um evento onde a nossa entrada, que aborda a história dos negros no Brasil, foi a campeã. Essa é uma situação que nos deixa muito tristes e a gente quer tomar providências para que isso não ocorra mais - explica a patroa. 

Jovem está desaparecido em Pinhal Grande

A Polícia Civil de São Sepé confirma que houve o registro do boletim de ocorrência por injúria qualificada, e que o caso está sendo investigado. Até o momento, ninguém foi ouvido e não há suspeitos para o caso.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após denúncia, polícia fecha ponto de tráfico de drogas em Rosário do Sul Anterior

Após denúncia, polícia fecha ponto de tráfico de drogas em Rosário do Sul

Camobi ganha nova central de monitoramento e já tem quase 50 câmeras Próximo

Camobi ganha nova central de monitoramento e já tem quase 50 câmeras

Polícia/Segurança